Desafios de gestão em hotéis

Gerenciar um hotel não é, nem de longe, uma tarefa simples e envolve uma série de processos complexos. Para superar desafios e dificuldades de hotéis relacionadas ao atendimento e recursos humanos, por exemplo, é possível ter a ajuda da tecnologia e de soluções inovadoras.

Aprimorar processos e contar com os equipamentos e ferramentas adequadas é uma das receitas para que o negócio cresça com saúde e se mantenha por muitos anos. Atividades que lidam com pessoas todos os dias precisam estar em constante evolução, para que os riscos de problemas sejam minimizados.

Além disso, a administração de um hotel deve ser extremamente eficaz para garantir a segurança dos clientes, colaboradores e visitantes.

 

Grandes Desafios dos Hotéis no Brasil

Controlar os recursos humanos

As atividades dos profissionais de recursos humanos envolvem diferentes áreas como o recrutamento, seleção, orientação, treinamentos, avaliação de desempenho, entre outras. Principalmente em hotéis com alto número de funcionários e grandes redes, controlar estas tarefas é uma das dificuldades.

Isso porque o controle dos recursos humanos consome tempo e exige processos, sobretudo quando é realizado manualmente. Bancos de dados e informações precisam ser criados e analisados com frequência.

 

Gerenciar a qualidade do atendimento

O foco de todo negócio que atua no setor hoteleiro é a satisfação do hóspede. Sem isso, fica difícil de atingir o sucesso por muito tempo. Portanto, estabelecer um relacionamento saudável e que tenha como base o excelente atendimento é primordial.

Não basta apenas oferecer bons serviços, é preciso estar a todo momento gerenciando a qualidade do atendimento. E esse é um dos grandes desafios dos hotéis. É fundamental saber quem é o hóspede e quais são as suas necessidades e preferências, para que o atendimento seja personalizado, fazendo com que ele se sinta especial.

Mas como saber se os colaboradores estão promovendo a excelência na qualidade do atendimento? Vamos falar sobre isso um pouco mais adiante!

 

Controlar a execução dos processos

Assim como o controle da qualidade do atendimento, é muito importante que a administração do hotel realize um monitoramento dos processos, a fim de certificar-se de que as atividades estão sendo realizadas da melhor maneira possível. Fazer isso, entretanto, é um grande desafio, caso você dependa apenas de pessoas e não tenha ferramentas tecnológicas a seu favor.

 

Mensurar e garantir a segurança

Quando você está em um hotel, uma das melhores sensações é a de segurança, não é mesmo? Para o cliente se sentir satisfeito, ele precisa se sentir seguro e bem acomodado no local. Um bom hotel precisa ter um sistema e processos que monitorem todos os espaços comuns do hotel, como saguão, restaurantes, corredores e áreas de lazer a fim de evitar furtos. Faz parte do conforto do hóspede, ele não se sentir preocupado sobre seus pertences e ter a garantia de que eles estão seguros.

 

Como a tecnologia pode ser a soluções

Conforme prometemos, os desafios citados podem ser solucionados com a ajuda da tecnologia. Soluções oferecidas por uma empresa especializada como a High Link permitem fazer o controle dos recursos humanos, da qualidade do atendimento, execução dos processos e garantem a segurança. Tudo isso com eficiência e agilidade.

Para o controle dos recursos humanos, é possível contar com o apoio de ferramentas tanto remotas quanto presenciais, como um complexo sistema de videomonitoramento, com a gravação das imagens 24 horas por dia.

A entrada e saída de colaboradores, prestadores de serviço e hóspedes é controlada e monitorada, assim como todos os ambientes do hotel.

O controle sobre a qualidade do atendimento pode ser feito por meio da parametrização dos processos. Afinal, um recurso não faz o que julga ser necessário, mas sim o que foi acordado.

Em relação à gestão da segurança, sistemas inovadores como o alarme com botão de pânico, que pode ser acionado em caso de emergências promovem a sensação de proteção e conforto.

Além disso, a gestão do hotel tem acesso a indicadores de desempenho que mostram quais pontos estão mais fragilizados e quais estão mais fortes. Mensalmente, é possível monitorar quais áreas precisam ser trabalhadas melhor. Os dados são geridos pelo software de monitoramento da High Link, personalizado para cada ambiente.

Com as soluções tecnológicas, a segurança do hotel se torna ativa. Mas se você tem alguma dúvida sobre os principais desafios e dificuldades de hotéis? Aproveite para compartilhá-las agora mesmo nos comentários abaixo.

Desafios de gestão em hotéis

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