segurança em shoppings centers

O processo de segurança em Shoppings Centers é diferenciado e precisa ser avaliado com extrema cautela, para promover a completa segurança dos consumidores, colaboradores e dos patrimônios. Por ser um ambiente aberto e sem controle de entrada e saída, existem diversos riscos que precisam ser minimizados ao máximo possível.

Neste post, vamos falar sobre os principais problemas de segurança encontrados em Shoppings Centers e também como soluções tecnológicas podem promover proteção, conforto e comodidade a todos que frequentam estes centros comerciais. Vamos lá?

Maiores inimigos da Segurança em Shoppings Centers

Estudos e reportagens têm apontado que a insegurança em muitos centros comerciais aumentou. No Rio de Janeiro, por exemplo, episódios de violência e até tiroteios em shoppings têm assustado a população que frequenta centros comerciais. Roubos e furtos tendem a liderar a lista de ocorrências nos shoppings. Alguns fatores comuns aos centros comerciais podem facilitar a ação de criminosos, como:

Alto número de acessos

A facilidade de entrar e sair de um shopping proporciona um aumento no risco de acesso de bandidos e pessoas mal intencionadas. As entradas e saídas, por exemplo, se não monitorados adequadamente, podem servir como rota de ações criminosas.

Lojas com bens de grande valor

Shoppings Centers abrigam uma notável diversidade de estabelecimentos. Muitos deles costumam movimentar uma alta quantidade de dinheiro ou vendem produtos caros, como é o caso de joalherias, casas de câmbio e casas lotéricas. A existência desses locais é capaz de chamar a atenção de bandidos e aumentar os riscos.

Falta de especialistas e equipes despreparadas

É comum que muitos centros comerciais não contem com o apoio de uma empresa completamente especializada para fazer a gestão da segurança. Sem a ajuda de especialistas e de profissionais treinados, fica mais difícil tomar decisões rápidas e agir corretamente em situações de risco.

Múltiplas opções de entretenimento em diferentes horários

Cinemas, teatros e outras atrações importantes de Shoppings Centers costumam acontecer em horários alternativos, como à noite, em que as lojas já estão fechadas e os centros comerciais mais vazios. Momentos como esses podem facilitar a atuação de criminosos e portanto, sem uma gestão especializada, o interior e entorno do Shopping pode ficar vulnerável.

Como fazer a gestão da segurança em Shoppings Centers através da tecnologia

A sensação de segurança, conforto e comodidade pode ser promovida com uma segurança eficaz, realizada através de soluções tecnológicas. Contar com o apoio de uma empresa especializada como a High Link permite que a atenção seja redobrada, a fim de proteger clientes, colaboradores e mercadorias.

Através de soluções de monitoramento de imagens 24 horas por dia e o relatório em tempo real, a High Link cuida da segurança das lojas, das pessoas e do entorno do Shopping. A união da tecnologia e de experts em segurança promove velocidade de resposta, além de suporte ágil e eficiente com qualquer tipo de problema ou ação criminosa.

A tranquilidade é proporcionada aos clientes, que passeiam sem medo pelos Shoppings, e também aos lojistas, que sabem que seus produtos estão seguros e seus colaboradores trabalham mais preparados e protegidos.

O relatório em tempo real é uma grande vantagem para a gestão, pois permite, por exemplo, que o monitoramento das imagens seja acessado de dispositivos móveis como smartphones. Muitos lojistas o utilizam para acompanhar o dia a dia de seus estabelecimentos à distância, já que não conseguem estar presentes em todas as lojas.

Oferecer um serviço como esse agrega valor no momento da venda de lojas, pois é uma preocupação importante de empreendedores.

Além de soluções e atividades que mapeiam, organizam e estruturam a gestão da segurança, a High Link conta com profissionais extremamente capacitados e atentos a qualquer movimentação que pode ser considerada suspeita, evitando assaltos ou problemas ainda mais graves. Com o botão de pânico, o colaborador da loja consegue avisar com rapidez a central de monitoramento que existe uma ação estranha, permitindo que medidas de segurança sejam tomadas.

Com os procedimentos corretos tomados, as tentativas de roubo são frustradas e a segurança dos Shoppings Centers permanece intacta.

Leave your Comment