segurança em obras

Você provavelmente respondeu algum relacionado à segurança, certo? É normal que a realização de uma obra gere preocupações, principalmente em relação a vulnerabilidades como perda de materiais e danos em ferramentas. Mas com a ajuda da tecnologia é possível adotar medidas que aprimorem a gestão da segurança em obras. Com soluções tecnológicas bastante inovadoras e eficientes, você consegue controlar tanto o andamento das obras e melhorar resultados, como se certificar da segurança de equipamentos e trabalhadores.

Pensando em ajudá-lo a combater as dores de cabeça, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber.

Maiores problemas de segurança em obras

Antes de dar início a uma obra, é importante avaliar e mapear todos os riscos e as vulnerabilidades. O que pode causar prejuízos e/ou pôr em risco a segurança e a integridade do patrimônio e dos recursos humanos?

Perda de ferramentas e materiais de acabamento

A dificuldade é enfrentada em muitas obras e pode causar enormes prejuízos. É preciso encontrar formas de evitar a perda de ferramentas e materiais de acabamento, diminuindo prejuízos.

Falta de transparência nos processos de segurança

Em muitas obras, a gestão da segurança é, geralmente, realizada de maneira intuitiva. No entanto, as tomadas de decisões sem fundamentação quantitativa e não baseadas em análises de dados pode comprometer a segurança de uma forma geral.

Ausência de controle do almoxarifado

O almoxarifado é uma parte extremamente importante e deve ser planejado de forma estratégica para o bom andamento das obras. A falta de controle e de monitoramento do almoxarifado pode causar perdas e prejuízos.

Falta de segurança no plantão de vendas

Um grave problema enfrentado por obras é a possibilidade de roubos e furtos durante o plantão de vendas, gerando medo e inseguranças.

Desempenho insatisfatório

Sem uma eficiente gestão da segurança, fica difícil garantir que o trabalho será realizado com excelente desempenho e identificar possíveis falhas e problemas futuros.

Como aprimorar a segurança em obras

Com o apoio da tecnologia, é possível exercer a gestão da segurança em obras. A seguir, conheça algumas medidas que permitem evitar perdas e garantir melhores resultados.

Controlar as áreas passíveis de perda

O controle de áreas como almoxarifado, que guarda ferramentas e materiais de acabamento, pode ser feito com a ajuda de sistemas de monitoramento. Na High Link, por exemplo, o monitoramento de obras é realizado com a gestão e o controle de acesso e a proteção perimetral contra intrusão e assaltos.

Botão de pânico 24 horas

Para garantir a segurança no plantão de vendas, por exemplo, você pode comunicar ocorrências e emergências por meio de um botão de pânico que funciona 24 horas por dia. Em caso de acionamento, a High Link se encarrega de acompanhar e dar andamento em todos os processos necessários para solucionar a situação.

O sistema também pode incluir um monitoramento do perímetro da obra com detecção externa, que possibilita a prevenção total.

Monitoramento programado em dias de pagamento

Solucionar problemas de segurança em dias de pagamento, por exemplo, pode ser feito com o planejamento do controle seguro. Assim, todos os processos passam a ser monitorados pela equipe profissional e capacitada da High Link, com alto grau de proteção.

Possibilidade de acompanhar o desempenho em tempo real

Já imaginou conseguir monitorar a qualquer momento o desempenho de diversas obras? Com a ajuda da High Link, isso é possível através de sistemas inovadores que funcionam a partir da web e também em dispositivos móveis. Assim, você é capaz de acessar imagens e indicadores de desempenho em tempo real.

Controle de acesso ao vivo

Outra medida extremamente importante para uma segurança eficaz é ter um sistema de alarme contra intrusões que detecte violações em áreas específicas das obras. A integração dos sistemas de controle, automação e comunicação possibilita, por exemplo, que a High Link faça o controle do acesso em tempo real, de maneira remota.

Dessa forma, o registro e a liberação das pessoas são realizados através de notificações em dispositivos.

 

Leave your Comment